Edson Braga analisa como supermercados podem se transformar em plataformas de alimentação

Empresário aponta que varejo, food service, delivery, marcas próprias e produção de última milha estão aproximando supermercados da cozinha e do consumo imediato

Durante décadas, o supermercado ocupou uma função relativamente clara dentro da cadeia alimentar. A indústria produzia, distribuidores movimentavam mercadorias, o varejo expunha e o consumidor levava os produtos para casa.

Esse desenho está mudando.

Supermercados passaram a operar padarias, rotisserias, cozinhas, delivery, marcas próprias e canais digitais. Em algumas operações, já oferecem produtos prontos para consumo ou realizam parte da finalização dentro da própria loja.

Para Edson Braga, essa convergência pode transformar o supermercado em algo maior do que um ponto de venda.

O varejo alimentar pode passar a competir não apenas por categorias ou espaço na prateleira, mas por ocasiões completas de alimentação.

Consumidor pensa em refeições, não apenas em categorias

A indústria tradicionalmente organiza seu portfólio em massas, molhos, carnes, laticínios, congelados, bebidas e outras categorias.

O consumidor, porém, nem sempre pensa dessa maneira.

Muitas vezes, a necessidade é mais direta:

“Preciso jantar.”

“Tenho pouco tempo.”

“Não quero cozinhar.”

“Vou receber pessoas.”

“Preciso levar almoço amanhã.”

Essas situações representam missões de consumo.

Quando o varejo passa a enxergar o comportamento dessa forma, uma massa pode deixar de competir apenas com outra massa.

Pode disputar atenção com delivery, refeição pronta, pizza ou restaurante.

Supermercado entra no território da cozinha

A expansão de alimentos preparados aproxima cada vez mais o varejo do food service.

Padarias internas, rotisserias, áreas de refeições e produção de alimentos dentro da loja já mostram essa transformação.

Edson Braga avalia que o movimento pode avançar além da simples criação de uma seção de pratos prontos.

O supermercado pode se tornar uma plataforma que combina compra, preparo, consumo, entrega, descoberta e serviços.

Loja pode virar unidade de produção de última milha

Uma das possibilidades está em dividir a produção entre indústria e varejo.

Bases, molhos, massas, proteínas e produtos semiacabados podem chegar às lojas com grande parte do processo concluída.

A etapa final acontece perto do consumidor.

Assar.

Regenerar.

Montar.

Fatiar.

Combinar.

Finalizar.

O supermercado deixa de funcionar apenas como espaço de armazenamento e exposição.

Passa também a atuar como unidade produtiva de última milha.

Indústria e varejo podem dividir competências

A lógica combina duas vantagens diferentes.

A indústria possui escala, controle, tecnologia e padronização.

O varejo possui proximidade com o consumidor.

Isso permite distribuir etapas de acordo com aquilo que cada ambiente executa melhor.

Processos que exigem precisão, segurança, fermentação, equipamentos especializados ou controle podem permanecer centralizados.

Finalização, frescor percebido, aroma e personalização podem acontecer na loja.

Para Edson Braga, a fábrica pode assumir aquilo que exige precisão, enquanto o ponto de consumo preserva aquilo que depende de presença.

Experiência sensorial pode valorizar a loja física

O avanço do e-commerce criou um desafio adicional para supermercados.

Se o consumidor consegue receber produtos em casa, a loja física precisa oferecer razões para a visita.

Nesse cenário, atributos sensoriais podem ganhar relevância.

O aroma de pão recém-assado, a visualização de alimentos sendo preparados e a possibilidade de degustação não podem ser reproduzidos da mesma maneira em um aplicativo.

A internet consegue mostrar comida.

A loja física consegue criar uma experiência ao redor dela.

Supermercado pode deixar de ser apenas exposição

Uma loja alimentar pode se aproximar cada vez mais de um espaço de descoberta.

Produtos recém-finalizados, degustação, orientação e consumo imediato podem ganhar espaço ao lado das prateleiras tradicionais.

Essa mudança influencia arquitetura, equipamentos e treinamento das equipes.

O supermercado passa a precisar equilibrar logística e experiência.

Não apenas armazenar produtos, mas ajudá-los a ganhar contexto dentro da rotina do consumidor.

Dados podem transformar o varejo em laboratório

Outra vantagem relevante está na quantidade de informações geradas pelo comportamento de compra.

Um supermercado pode observar quais produtos são adquiridos juntos, frequência de recompra, diferenças regionais e resposta a preço ou promoção.

Esses dados podem revelar padrões importantes.

Quem compra uma determinada massa escolhe qual molho?

Qual produto é experimentado apenas uma vez?

Qual gera recompra?

Quais combinações aparecem frequentemente na mesma cesta?

Esse tipo de informação aproxima o varejo do desenvolvimento de produtos.

Marca própria pode ser apenas o começo

Marcas próprias já são utilizadas por varejistas para diferenciação e fidelização.

Mas a integração com dados pode levar esse modelo mais longe.

O varejista pode identificar uma demanda, desenvolver um produto com uma indústria parceira, testar em determinadas lojas, analisar comportamento e ajustar antes de ampliar a distribuição.

Nesse cenário, produto, dados e canal ficam mais próximos.

A fronteira entre indústria e varejo começa a se tornar menos rígida.

Supermercado pode participar do P&D

O varejo possui uma capacidade particular de testar produtos em condições reais.

Gramatura.

Preço.

Embalagem.

Receita.

Posicionamento.

Região.

Promoção.

Formato.

Em vez de perguntar apenas se alguém compraria determinado produto, o varejista consegue observar se houve compra e, mais importante, se houve recompra.

Essa diferença entre intenção e comportamento pode acelerar aprendizado.

Dados não substituem criatividade

A disponibilidade de informações também cria um risco.

Se empresas passarem a desenvolver apenas aquilo que os dados históricos indicam, podem se tornar eficientes em repetir o que já funcionou.

Dados mostram aquilo que aconteceu.

Nem sempre mostram aquilo que ainda pode acontecer.

Por isso, P&D, criatividade, cultura, chefs e visão empresarial continuam relevantes.

Informação pode reduzir o custo de aprender.

Não deveria eliminar a disposição para experimentar.

Refeições para levar ampliam a competição

Uma das maiores oportunidades está na fronteira entre supermercado e restaurante.

Uma pessoa saindo do trabalho pode comprar ingredientes, pedir delivery, entrar em um restaurante ou levar para casa uma refeição preparada dentro do supermercado.

Essas opções competem pela mesma ocasião.

Isso muda a forma de analisar participação de mercado.

O varejo pode começar a pensar não apenas em participação dentro de uma categoria, mas em quantas ocasiões alimentares consegue atender.

Nova demanda pode mudar produtos industriais

Se supermercados ampliarem a finalização de alimentos, a indústria também precisará se adaptar.

Bases, massas, molhos, proteínas, sobremesas e componentes modulares podem ser desenvolvidos especificamente para operações de varejo.

Tempos de preparo, equipamentos, conservação e condições de exposição passam a fazer parte do projeto.

Surge, assim, um mercado B2B diferente.

A indústria não vende apenas produto acabado.

Pode fornecer capacidade culinária já incorporada ao alimento.

Inteligência artificial pode organizar soluções, não produtos

A IA também pode ampliar essa transformação.

Com consentimento adequado, sistemas podem utilizar contexto, preferências, horário e histórico para sugerir refeições completas.

Em vez de indicar simplesmente uma categoria, podem responder a uma necessidade concreta.

“Você tem vinte minutos. Estas são suas opções para o jantar.”

Nesse modelo, tecnologia deixa de organizar apenas produtos.

Começa a organizar soluções de alimentação.

Varejo brasileiro pode seguir caminhos diferentes

O Brasil possui uma estrutura varejista diversificada.

Atacarejos, supermercados, mercados de bairro, padarias, lojas de conveniência, delivery e outros formatos atendem necessidades diferentes.

Por isso, dificilmente haverá um único modelo de supermercado do futuro.

Uma loja próxima de escritórios pode se aproximar mais do food service.

Uma operação residencial pode funcionar como extensão da despensa e da cozinha.

Um atacarejo continuará atendendo outra missão.

A tendência pode ser de maior especialização.

A disputa pode sair da prateleira

Durante décadas, centímetros de exposição foram um dos ativos mais valiosos dentro do supermercado.

Essa lógica continuará importante.

Mas outro indicador pode ganhar relevância: em quantas ocasiões de consumo uma marca consegue participar?

Na prateleira.

No freezer.

Na cozinha da loja.

No aplicativo.

Na refeição pronta.

No delivery.

A disputa deixa de ser apenas por espaço físico.

Passa a ser também por relevância dentro da rotina alimentar.

Supermercado pode virar uma cozinha distribuída

Para Edson Braga, uma das imagens mais interessantes para o futuro é pensar centenas de lojas como parte de uma infraestrutura culinária urbana.

Esses pontos já possuem refrigeração, estoque, logística, equipes, dados e proximidade com consumidores.

Se conectados corretamente à indústria, podem combinar produção centralizada com finalização descentralizada.

A indústria realiza etapas que exigem escala e controle.

A loja conclui aquilo que ganha valor quando acontece próximo do consumidor.

A pergunta do varejo pode mudar

Durante muito tempo, supermercados buscaram responder:

“O que o consumidor quer comprar?”

A próxima pergunta pode ser diferente:

“Que problema alimentar ele está tentando resolver agora?”

Essa mudança reorganiza categorias, formatos e serviços.

Uma pessoa entrando em uma loja depois de um dia de trabalho talvez não esteja procurando arroz, carne, molho ou legumes separadamente.

Está procurando uma resposta para uma pergunta muito mais simples:

“O que vamos comer hoje?”

Para Edson Braga, quem conseguir responder melhor a essa necessidade pode deixar de ser apenas um supermercado e passar a ocupar um papel cada vez mais relevante na infraestrutura alimentar das cidades.

Back To Top