Para comemorar o Dia Internacional da Floresta, nesta segunda-feira (21), e o Dia Internacional da Água, celebrado nesta terça-feira (22), o programa Mundo Limpo – Coleta Solidária de Óleo de Fritura promoveu um dia de ações educativas na cidade de Belo Jardim, no Agreste. A programação aconteceu na segunda-feira e contou com plantio de mudas e jogos lúdicos abordando a importância da água, da floresta e do descarte correto do óleo de fritura.
Na parte da manhã, os integrantes participaram do plantio de 130 mudas de árvores nativas, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente de Belo Jardim, com participação de colaboradores da fábrica de baterias Moura, do Instituto Conceição Moura e de estudantes que integram o projeto “De óleo no futuro”. As mudas foram plantadas na Avenida Moacir Senhorinho, que recebeu espécies de barriguda, umburana de cheiro, mulungu, jenipapo, cajá, aroeira, e pau brasil.
“Temos feito ações de arborização, reflorestamento e recuperação de nascentes em Belo Jardim. Esta ação simbólica, numa parceria com a Moura, através do Instituto Conceição Moura, e o Mundo Limpo, foi para comemorar os dias da floresta e da água”, disse Bruno Galvão, secretário executivo de Meio Ambiente de Belo Jardim.
À tarde, as atividades educativas foram realizadas na Praça do Instituto Conceição Moura e contaram com jogos lúdicos tendo a preservação do meio ambiente como tema. Também foram distribuídas mudas de árvores nativas.
O Programa Mundo Limpo – Coleta Solidária de Óleo de Fritura foi criado pela ASA Indústria e tem como um dos objetivos a coleta e reciclagem do óleo de fritura usado. A iniciativa também tem um caráter solidário, pois todo volume coletado de óleo é revertido em recursos financeiros para o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Uma das marcas da ASA é a Palmeiron, cuja fábrica fica localizada em Belo Jardim.