dark

Programa Mundo Limpo participa de ações de educação ambiental em Fernando de Noronha

O programa Mundo Limpo, Vida Melhor, que tem como objetivo a coleta e reaproveitamento de óleo de fritura usado, evitando que o resíduo contamine o meio ambiente, está promovendo ações de educação ambiental na Ilha de Fernando de Noronha. O objetivo da equipe na ilha é fazer um trabalho de educação ambiental em pousadas e restaurantes que geram óleo de fritura. Representantes do Programa Mundo Limpo também participam do evento Onda Sustentável 2021, que começa nesta quarta-feira (01) e segue até o sábado (04).

“Estamos visitando os estabelecimentos, como pousadas e restaurantes, que já são cadastrados e os que ainda não são, para fazer um trabalho de conscientização, saber como eles estão armazenando o óleo de fritura usado. E também saber a opinião de quem já é parceiro de como é a coleta aqui”, diz Joane Souza, do programa Mundo Limpo. Ela explica que o trabalho é feito junto com a secretaria de Meio Ambiente de Fernando de Noronha e com a empresa Universo, que faz a coleta e a destinação do óleo usado na ilha.

“Também estamos falando sobre o programa Mundo Limpo, pois alguns estabelecimentos fazem o descarte, sabem que é a Universo que coleta, mas não sabem o destino do resíduo, que ele vai para a ASA Indústria e vira matéria prima para a fabricação do sabão em barra Bem-te-vi”, acrescenta Joane Souza.

Os estabelecimentos de Fernando de Noronha que já são parceiros do programa Mundo Limpo são as pousadas Morena, Paraíso e Colina, e os restaurantes Varanda, Cigana Cajueiro, Valdênio, Sr. Fernando, Bar da Graça, Mergulhão, e Museu do Tubarão. O EREM Arquipélago de Noronha e o Ecoponto Setor Ambiental também são parceiros na reciclagem de óleo de fritura usado.

Além de desenvolver ações de educação ambiental com pousadas, bares e restaurantes de ilha, o programa Mundo Limpo também participa da edição 2021 do programa Onda Sustentável, que promove ações e eventos voltados para a sustentabilidade em diversos locais da ilha. A programação de abertura aconteceu na manhã desta quarta-feira e contou com uma roda de conversa sobre sustentabilidade, com a participação de Joane Souza.

O programa Mundo Limpo, Vida Melhor foi criado em 2008 pela ASA Indústria. Nesses 13 anos de existência, a iniciativa já retirou mais de nove milhões de litros de óleo do meio ambiente, ajudando a preservar mais de 180 bilhões de litros de água, já que um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água.

A educação se tornou o maior legado do programa, que hoje conta com mais de 350 instituições de ensino parceiras e mais de 140 mil pessoas sensibilizadas. Nesse período, foram instalados mais de 500 Pontos de Entrega Voluntária, em 47 municípios do estado de Pernambuco, incluindo o distrito de Fernando de Noronha.

Os interessados em colaborar ou obter outras informações sobre o programa Mundo Limpo Vida Melhor podem entrar em contato pelo telefone (81) 30735066 ou através do e-mail mundolimpovidamelhor@asanet.com.br

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagem anterior

Aria Social participa de espetáculo de Natal no Instituto Ricardo Brennand

Próxima postagem

Educação é debatida em convenção de uma das maiores redes brasileiras do ramo educacional

Veja também