Sem conseguir responder nos debates aos questionamentos apresentados pelo candidato da oposição, Almir Reis, o candidato da situação nas eleições da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, investe em Fake News para tentar reverter a perspectiva de derrota anunciada nas eleições da próxima terça-feira (16.11.2021).
Entre as perguntas não respondidas por Fernando Ribeiro nos debates estão: a sua ligação com o bolsonarismo e com a convocação de protesto pró-impeachment de Dilma Rousseff (quando já era diretor da OAB); a caixa-preta da OAB-PE, que até agora não disponibilizou nenhum dado sobre os mais de R$ 30 milhões arrecadados pela OAB-PE em 2021; o escândalo do repasse de comissão à CAAPE, pela Qualicorp, por cada contrato assinado pelos advogados pernambucanos, além da atuação de membros da chapa e da atual gestão, como nomeados da OAB-PE, como auxiliar de defesa de escritórios dos quais são sócios e que são investigados por precarização do trabalho da jovem advocacia.
Advogados que entraram em contato em contato com o blog denunciam ter recebido mensagens pelo WhatsApp, de números suspeitos de disseminar spam e fake news, tentando denegrir a imagem do candidato à presidência pela oposição, na chapa Renova OAB, Almir Reis.
As fake news disseminadas pelos robôs de Fernando Ribeiro acusam Almir Reis de ter a sua campanha financiada por um partido político, de ser aliado do presidente Jair Bolsonaro, de descumprir cotas de inclusão racial na formação da chapa e, ainda, de ter iniciado o exercício da advocacia antes do sei juramento legal. No entanto, todas questões as questão já respondidas e esclarecidas pelo próprio Almir Reis, com a apresentação de documentos e certidões que comprovem o cunho difamatório das mensagens disseminadas pela milícia digital de Fernando Ribeiro.
A tática de Ribeiro parece ser a de acusar o adversário do que ele efetivamente faz. O que levou diversos veículos de imprensa ao erro. Vamos aos fatos. Fernando, já na condição de dirigente da OAB, convocou a advocacia pernambucana a ir às ruas pelo impeachment da ex-presidente Dilma. Suas ligações umbilicais com a gestão do ex-prefeito Geraldo Júlio também são conhecidas, tendo o seu sócio e cunhado servido como Secretário de Assuntos Jurídicos. Na sua chapa o bolsonarismo detém representação importante, merecendo destaque o conselheiro estadual e coordenador da campanha Carlos Santana, que recepcionou o presidente Jair Bolsonaro no aeroporto do Recife em sua última visita.
A palavra foi franqueada para a assessoria de Fernando Ribeiro e da chapa da situação, Advocacia Mais Unida, mas não recebemos retorno até o momento de publicação da matéria.