dark

Pernambuco já realizou mais de 1,8 mil testes de Covid-19 nos jogos de futebol

Com a liberação da presença de torcida nos jogos de futebol profissional em Pernambuco, a testagem para a doença é fundamental para o monitoramento do vírus e é parte do protocolo para garantia das novas regras para os grandes eventos. Com o objetivo de garantir o acesso à testagem para a população, o Governo de Pernambuco levou o Programa Testa PE às cinco partidas realizadas no Estado até agora. Ao todo, mais de 1,8 mil testes rápidos de antígenos foram feitos na população que circulou pelos estádios nos dias de jogos. O Testa PE tem garantido, através das vans itinerantes, o cumprimento dos protocolos sanitários e, no próximo domingo (24/10), dia do embate decisivo entre Náutico X Vasco pela Série B do Campeonato Brasileiro, não será diferente. Equipes do TestaPE estarão das 10h às 15h, no Estádio Eládio de Barros Carvalho, no bairro dos Aflitos, Zona Norte do Recife, disponíveis para testar torcedores, trabalhadores que atuarão na partida, assim como transeuntes que passarem pelo local e desejarem realizar o exame de teste rápido de antígeno.

Dos 1.857 realizados nos cinco jogos com presença de torcida (quatro na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana, e no Estádio dos Aflitos), apenas 15 (menos de 1% do total de testes) positivaram para a Covid-19. Todos foram orientados no local quanto ao isolamento que devia ser cumprido. Uma parte dos casos positivos também passou por coleta de RT-PCR para submeter a amostra, se possível, ao sequenciamento genético.

“A presença do TestaPE nos jogos de futebol é essencial para que a presença de torcida seja liberada nas partidas. Sabemos que o cenário da doença deve ser monitorado permanentemente para avaliação dos indicadores e tomada de decisões no Plano de Convivência e a testagem em massa, principalmente nesses locais onde sabemos que sempre haverá grande circulação de pessoas, é uma das iniciativas fundamentais no enfrentamento à pandemia”, ressalta o secretário estadual de Saúde, André Longo.

De acordo com a flexibilização do Plano, as partidas de futebol em Pernambuco podem contar com 15% da capacidade do estádio. Além do controle no número de pessoas, também é realizado o controle vacinal. Do total de ingressos, 90% são destinados apenas para pessoas que já estão com o esquema vacinal completo – seja com a segunda dose ou com a vacina administrada em dose única. Os outros 10% dos ingressos devem ser vendidos a pessoas com a primeira dose, e com exame RT-PCR feito 48 horas antes ou teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento.

“O TestaPE segue em consonância com os protocolos sanitários exigidos para a realização dos jogos de futebol em Pernambuco e oferece o teste rápido de antígeno, com a vantagem de um resultado rápido, em até 20 minutos após a sua realização. Ou seja, a pessoa que realizar o teste já sai com o laudo do exame em mãos”, acrescenta Longo.

O PROGRAMA – O TestaPE é programa de testagem em massa da população para detecção da Covid-19 implementado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). A iniciativa visa testar 10% da população do Estado até o primeiro trimestre de 2021, reforçando a vigilância do novo coronavírus no território para rastrear e isolar casos ativos da doença. Foram investidos R$ 7,6 milhões na compra de 1.090.713 testes de antígeno para ampliação da oferta de exames em locais estratégicos nos municípios, além das iniciativas estaduais.

Os municípios devem organizar sua logística para testar a população a partir de três eixos: na porta de entrada da rede de saúde (unidades básicas de saúde, policlínicas e as Unidades de Pronto Atendimento); nos locais com grande circulação de pessoas, como os terminais integrados de ônibus e estações de metrô; e nos serviços do setor público e privado, através de parcerias com instituições do terceiro setor.

Além da testagem itinerante, o TestaPE conta também com dois postos fixos em pleno funcionamento para testagem da população em locais estratégicos: no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (exclusivo para passageiros e funcionários na área de desembarque do terminal aeroviário).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagem anterior

Marília Mendonça e Maiara e Maraisa estrelam campanha na Times Square

Próxima postagem

Ministros de Turismo do Mercosul debatem unificação de protocolos e aprovam divulgação conjunta dos países

Veja também