dark

Ministro da Educação tratará sobre cortes no orçamento da área na Câmara dos Deputados

O ministro Milton Ribeiro estará na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (9), para tratar dos cortes orçamentários para a Educação. A presença do ministro foi pedida pelo deputado Danilo Cabral (PSB-PB), e apoiada pelos deputados Bira do Pindaré (PSB-MA), Professor Israel Batista (PV-DF), Professora Rosa Neide (PT-MT) e Alice Portugal (PCdoB-BA). “O debate sobre orçamento está na pauta da área, apresentando dificuldades para dar continuidade aos avanços que tivemos nos últimos anos e isso precisa ser discutido”, justifica Danilo Cabral.

O parlamentar ressaltou que a Comissão também é um ambiente de mobilização em defesa do orçamento, podendo contribuir como o MEC na pressão pela recomposição dos recursos da área. “Na semana passada, o ministro Paulo Guedes (Economia) se comprometeu a liberar R$ 900 milhões da pasta, mas ainda não são suficientes, por exemplo, para garantir o funcionamento das universidades até o fim do ano, por exemplo”, destaca.

De acordo com levantamento feito pelo jornal O Globo, publicado nesta segunda-feira (7), 30 das 69 universidades federais do país estão sob o risco de parar. O orçamento para a rede federal de ensino superior é de R 4,3 bilhões para verbas discricionárias (usadas para despesas como água, luz, segurança e limpeza, investimentos e bolsas) neste ano. Até agora, o MEC liberou R$ 1,9 bilhão para as instituições, valor considerado insuficiente para o funcionamento.

“Estamos vivenciando talvez a mais grave crise de financiamento dos últimos vinte anos da educação e precisamos nos mobilizar e cobrar do MEC uma ação mais proativa em defesa da educação pública brasileira. O investimento em educação é o caminho para o desenvolvimento do Brasil”, afirma Danilo Cabral.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagem anterior

Alepe autoriza fornecimento emergencial de oxigênio aos municípios do Estado

Próxima postagem

CEO da Shineray Brasil inaugura pousada de alto padrão em Vitória de Santo Antão

Veja também